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ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Alimentação e saúde​

A alimentação é fonte fundamental de saúde é de vital importância para todas as pessoas; através dela é possível determina a saúde, a capacidade de trabalhar, estudar, divertir-se, aparência física e longevidade de um indivíduo. A alimentação é capaz de prevenir doenças e até mesmo tratá-las.

 

Uma má alimentação com poucas variedades de alimentos e nutriente pode trazer grandes problemas como: fraqueza, mau humor, incapacidade de raciocínio, desnutrição, obesidade, diabetes etc.

 

Desta forma, devemos destacar que a alimentação contribui para alcançar o equilíbrio entre corpo e mente quando os alimentos ingeridos fornecem todos os nutrientes necessários para as funções fisiológicas. Uma boa alimentação associada à prática de atividade física regular e momentos de lazer é importante para a saúde dos indivíduos e traz bem-estar e satisfação.

Para uma alimentação saudável devemos manter os seguintes cuidados:

  • Comer regularmente com intervalo máximo de 3 horas;
     

  • Fazer uma alimentação completa, ingerindo diariamente frutas, legumes, leguminosas, cereais, carnes em geral, ovos e leite;
     

  • Fazer uma alimentação variada, escolhendo alimentos diferentes de frutas, verduras e legumes, em todas as refeições;
     

  • Fracionar as refeições em pequenas quantidades, evitando consumo de grande volume de alimentos;
     

  • Consumir preferencialmente alimentos integrais, in natura evitando alimentos com alto teor de gorduras e açúcares.
     

  • Beber pelo menos 2L de água por dia.
     

  • Substituir carnes gordas por carnes magras (como filé de frango, bife de coxão mole ou alcatra, peixes em geral);
     

  • Em bebidas, reduzir o teor de açúcar ou substituir por adoçantes.
     

  • Não consumir alimentos com alto teor de gorduras, sódio e açúcares;
     

  • Preferencialmente consumir alimentos naturais, evitando produtos processados e/ou industrializados.
     

  • Evitar o consumo de refrigerantes, sucos industrializados ou processados, substituindo por suco de frutas natural ou polpa (preferencialmente sem açúcar).
     

  • Evitar o consumo de frituras, substituindo-as por grelhados, assados ou cozidos.
     

  • Evitar o consumo de refrigerantes, bolos, chocolates, compotas e balas, optando por consumir em dias festivos;

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