Viva Mais

O QUE COMER NA DIABETES

O que comer na diabetes?

O que é: A Diabetes é uma doença provocada pela deficiência na produção de insulina pelo pâncreas, assim não é possível metabolizar o açúcar e carboidrato ingerido pelo organismo. Existem dois tipos:

  • Diabetes Tipo I (Insulino dependente) – quando o pâncreas não produz mais insulina.

  • Diabetes Tipo II (Insulino não-dependente) – quando o pâncreas ainda produz Insulina, entretanto a quantidade produzida é insuficiente ou ineficaz na ação sob a glicemia 

 

Sintomas: Aumento da sede, visão turva, frequência urinária aumentada, fome excessiva, cansaço, dificuldade de concentração, dores e formigamentos nas pernas.

  • Alimentação e outros cuidados: 

  • Aumentar a ingestão de verduras e legumes;

  • Consumir de 2-3 porções de frutas ao dia;

  • Não consumir açúcar, doces e chocolate;

  • Substituir por alimentos refinados por produtos integrais (arroz, massas, biscoitos);

  • Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;

  • Evitar consumo de sucos, refrigerantes e outras bebidas industrializadas devido a alta concentração de açúcar.

  • Fazer o controle glicêmico diário;

  • Praticar atividade física regularmente.

 

    

Saber o que comer na diabetes é importante para manter a taxa de açúcar no sangue sempre constante, evitando os a hipoglicemia e a hiperglicemia.

    

Desta forma, na diabetes é recomendado comer alimentos ricos em fibras em todas as refeições, pois estes alimentos ajudam a controlar a concentração de açúcar no sangue e evitar ao máximo os alimentos ricos em gordura e açúcar, pois aumentam os níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, pioram a diabetes. Antes do exercício físico, também é importante comer para que o açúcar não baixe muito.

A tabela a seguir orienta o paciente com diabetes sobre os alimentos que devem ser ingeridos e evitados:

É muito importante que o diabético saiba ainda que não é porque um determinado alimento está liberado para consumo que ele poderá exagerar na dose. O ideal é comer sempre pequenas porções de alimentos e comer sempre no mesmo horário, evitando longos períodos em jejum.

 

As frutas permitidas na diabetes não devem ser consumidas isoladamente, mas sim acompanhadas com outros alimentos e, de preferência, no final de uma refeição principal, como almoço ou jantar, sempre em pequenas porções que correspondem a cerca de 100 g de fruta.

Pode comer doce na diabetes?

Não se pode comer doces na diabetes, pois eles contêm grandes quantidades de açúcar, o que faz a taxa glicêmica aumentar e desencadeia complicações fisiológicas decorrentes da Diabetes e Hiperglicemia

como: dificuldade de cicatrização, cegueira e problemas cardíaco.

 

O que comer para baixar a Glicemia?

 

Para baixar a Glicemia recomenda-se comer alimentos ricos em fibras em todas as refeições, substituindo alimentos refinados por alimentos integrais;  comer sempre de 3 em 3 horas. Além disso, é importante verificar diariamente a taxa de glicose no sangue e tomar os remédios indicados pelo médico.

 

Alimentos Diet X Light

 

Alimento diet: É aquele que não possui determinado nutriente em sua composição (exemplo: açúcar, sódio, lactose, glúten, entre outros). Tem valor calórico normal ou superior aos alimentos comuns e não devem ser utilizados para emagrecimento. São indicados para fins terapêuticos. Alimentos diet devem ser consumidos exclusivamente por pessoas que apresentam uma doença específica como Diabetes (alimentos sem açúcar e com baixo teor de carboidratos) ou Hipertensos (alimentos sem sódio). 

 

Alimentos Light: são aqueles que têm um teor reduzido de calorias de no mínimo 25% se comparado ao mesmo produto normal. Apesar de ter baixo valor calórico não deve ser consumido para fins terapêuticos (pacientes com restrição alimentar como Diabetes e Hipertensão) porque ainda podem conter altas concentrações do nutriente causador da doença. São indicados para finalidade de emagrecimento.

Cardápio

Semanal

Clique no link abaixo para selecionar a sua unidade operacional e conferir o nosso cardápio semanal.

Trabalhe conosco

Venha fazer parte do PRC. Cadastre-se como possível fornecedor ou colaborador.

PRC Alimentação e Serviços

trabalhe

conosco

PRC Alimentação e Serviços

seja um

fornecedor

do prc

Clientes

Ouvidoria

A ouvidoria visa garantir que as manifestações sobre os serviços prestados ou denúncias sejam apreciados de forma independente e imparcial, aprimorando a qualidade e a efetividade do nosso atendimento.

Mapa do site

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

PRC Matriz - São Paulo

 

R. Luis Coelho n° 320, conj. 71 - Sala 110

Consolação, São Paulo - SP

Cep: 01.309-000

+ 55 11 3088-9278

+ 55 11 2661-6407

E-mails

Orçamento : proposta@prc.com.br

Currículos : rh-hc@prc.com.br

Fornecedor : sup.hc@prc.com.br

Ouvidoria : ouvidoria@prc.com.br

PRC Filial  -  Rio de  Janeiro

 

Av. Rio Branco, nº 181, Sala 1404

Centro - Rio de Janeiro - RJ

Cep: 20.040-007

+ 55 21 3553-8897

PRC Alimentação e Serviços
Receitas PRC Alimentação e Serviços
Programa Viva+  PRC Alimentação e Serviços